14 de outubro de 2009

Marketing de guerrilha


Hoje o P. ensinou-me uma coisa nova... Para juntar às centenas, (pensando bem já terá ultrapassado a barreira dos milhares), de coisas que me foi ensinando ao longo deste último ano:)

Eis que aprendi que existe marketing para além do marketing que eu conhecia... Diria até que este é "O MARKETING". O conceito desta ferramenta consiste num conjunto de estratégias que visam promover e fomentar a imagem deste ou daquele produto ou serviço, é utilizado também como ferramenta de consciencialização social, ambiental, é utilizado na política, entre muitas outras coisas. Sei que estas são linhas muito gerais, e que o conceito é muito para além do que aqui descrevo, mas esta será a minha resumida definição de marketing.

O que eu não sabia cá do alto da minha ignorância, é que este conceito de marketing de guerrilha, (o tal que descobri hoje) é inspirado na guerra Vietnam versus Estados Unidos. As guerrilhas são caracterizadas pela falta de recursos bélicos e pelo facto de possuírem recursos muito rudimentares. Ainda assim a capacidade de mobilidade, a estratégia , o conhecimento do terreno, tornam os guerrilheiros capazes de criar um efeito inesperado, que de tão surpreeendente os tornam muitas vezes capazes de combater o inimigo.

É exactamente este o conceito do marketing de guerrilha, extremamente criativo,irreverente, criado de formas não convencionais, com meios limitados em termos orçamentais, mas em que o resultado é de grande impacto, seja pelo efeito surpresa, pela grandiosidade, pela criatividade, ou por um conjunto de vários destes factores. A verdade é que não deixa ninguém indiferente, e o efeito que cria é uma publicidade quase instantânea, muitas vezes gerado pela curiosidade dos meios de comunicação ou pelo facto de gerar nas pessoas uma enorme vontade de partilhar com os outros.

Descobri, entretanto que este conceito, (já) existe desde 1982, o que significa que tenho andado a dormir...
Felizmente existe o P. que vai partilhando estas pérolas de sabedoria.
Obrigada pela partilha:)

7 comentários:

Olhos Dourados disse...

Também estou a aprender!

Calvin disse...

Aqui fica um exemplo de como o MKT de Guerrilha pode contribuir para aumentar a qualidade de vida das pessoas!

Metro de Estocolmo: como motivar a população a utilizar mais escadas normais, em vez das escadas rolantes.

http://www.youtube.com/watch?v=2lXh2n0aPyw&feature=player_embedded

eme disse...

Muito giro este exemplo!
Ainda bem que Portugal já começou a dar os primeiros passos na utlização destes métodos. Estas iniciativas fazem cair as expressões sorumbáticas a qualquer um;)

Calvin disse...

Um outro exemplo de marketing de Guerrilha, agora vindo do Brasil.

iPods no gelado. Como?! Vejam o vídeo...

http://www.youtube.com/watch?v=Gm8eFTiZ7gs

Calvin disse...

Marketing de Guerrilha em Portugal:

http://www.youtube.com/watch?v=_u1GnNbBrUY&feature=PlayList&p=9A41A5994360A78B&playnext=1&playnext_from=PL&index=41

http://www.youtube.com/watch?v=2pJLrHf95Vo

http://www.youtube.com/watch?v=uhXBHrhPgIM

http://imagensdemarca.sapo.pt/dossier/detalhes.php?id=1134

eme disse...

Mais alguns exemplos brilhantes!!
Realmente ninguém fica indiferente, nem sempre as coisas complicadas, ou muito elaboradas são as mais eficazes.

THANK YOU:))

Calvin disse...

Mais um excelente exemplo em Portugal!

Aeroporto Lisboa 23 Dezembro

http://www.youtube.com/watch?v=rWjZX57QQDY