7 de outubro de 2009

Pessoas versus máquinas

A aventura do dia começou cedo, logo pela manhã, ainda eu não estava completamente acordada!

Entrei no autocarro sem título de viagem, vai daí tinha que comprar o dito cujo in loco. Deparei-me com uma das fantásticas máquinas de títulos que agora habitam alguns dos autocarros dos STCP,e que orgulhosamente apresentam um slogan super apelativo: " Este cobrador é uma máquina", e não é que aquilo é realmente uma máquina??!!Fui ao porta moedas e... ups! não tinha dinheiro trocado.Conclusão, pedi gentilmente ao senhor motorista para me trocar dinheiro porque a máquina ou cobrador ( nem sei ao certo como se trata )não aceita notas.

O senhor motorista respodeu-me prontamente (de repente até pensei que era uma daquelas respostas feitas) Tem que pedir a alguém que lhe troque.
Se eu fosse um desenho animado o meu balão diria assim:"?!?!?!?!"
Pensei eu, então as pessoas que viajam no autocarro é que precisam de estar munidas de trocos para situações como esta? Mas como não havia remédio, lá perguntei se alguém me poderia trocar a nota dos 5€, e afinal até estava com sorte, porque um senhor prontificou-se logo a trocar o dinheiro.

Como se tudo isto não bastasse o cobrador/máquina, tinha a ranhura onde se coloca o dinheiro fechada, procurei um qualquer dispositivo que o fizesse abrir, até confesso que interiormente utillizei o abracadabra e...nada. Lá tive novamente que perguntar ( nesta altura já me estava quase a espumar)" Peço desculpa como coloco o dinheiro na máquina? " O senhor motorista estava farto de mim... eu sei porque tenho um sexto sentido! A muito custo lá me respondeu:
" primeiro tem que carregar na tecla comprar título e a ranhura abre para introduzir o dinheiro"
Naquele momento tive uma vontade enorme de lhe dizer" hum e não tem uma tecla que diga retirar título gratuitamente?",mas lá me consegui conter...

Agora no rescaldo da situação fui assaltada por uma curiosidade, se eu não tivesse conseguido trocar o dineiro, o que teria acontecido? O senhor cobrador/máquina colocar-me-ia fora do autocarro? Será que sou só eu que não acho normal que não haja forma de trocar dinheiro, num local em que temos que privar com uma máquina que não aceita notas?

Sem comentários: